Cuidados e Manutenção da Prótese Total (DENTADURA)
- Clínica Castelinho II
- 27 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Pacientes que usam prótese total, popularmente chamada de DENTADURA, devem estar atentos a algumas dicas para que façam o correto uso de sua prótese.

LIMPEZA DAS PRÓTESES (DENTADURAS)
Infelizmente poucos portadores de dentaduras recebem informações e orientações sobre os cuidados de higiene oral e da própria prótese (dentadura). Dessa forma, muitos usuários não sabem como realizar a manutenção das mesmas e evitar problemas de saúde oral, como por exemplo a candidíase (doença provocada por fungos associada a má higiene oral e da dentadura.) Esta patologia traz sinais e sintomas de ardência bucal (regiões avermelhadas e inflamada) e formação de placas brancas.
Outro problema bastante comum é a formação de úlceras traumáticas na mucosa (gengiva) provocada pelo traumatismo da base da dentadura sobre os tecidos moles.
Método mecânico: Escovar as próteses pelo menos duas vezes ao dia, evitando o uso excessivo de creme dental, que por conterem abrasivos, poderão promover riscos na superfície da resina acrílica, tirando seu polimento e permitindo uma maior aderência de placa bacteriana. Pode se usar pastilhas (corega) para higienização das dentaduras.

COMO DEVE SER FEITA A HIGIENIZAÇÃO DA BOCA SEM DENTES ?
Apesar da ausência de dentes, persiste a necessidade dos pacientes realizarem a limpeza de suas bocas. Com escovas de dente de cerdas macias. O paciente deve escovar e massagear a gengiva e o palato (céu da boca) para eliminar a placa bacteriana e os resíduos alimentares, estimulando a circulação nesses locais.
A saburra lingual é responsável por grande parte de casos de halitose (mau hálito). Podem ser indicados os limpadores ou raspadores de língua.
COMO GUARDAR AS PRÓTESES? DEVO DORMIR COM AS PRÓTESES?
Essas são outras dúvidas comuns dos pacientes. Se você for retirar as próteses você deve primeiro lavá-las e colocar em um copo com água. Isso ajuda a aumentar a vida útil da prótese, já que o material (resina acrílica) pode sofrer deformações se deixado em um ambiente seco.
No geral, os cirurgiões-dentistas não recomendam aos pacientes que durmam com as próteses.

MANUTENÇÃO E RETORNOS AO CIRURGIÃO-DENTSITA
Uma prótese dura em média 4 á 5 anos. Se você usa prótese, há necessidade de visitar o seu dentista a cada 6 meses para fazer uma avaliação do estado da prótese e da sua saúde oral.

Equipe Clínica Castelinho II
Comentários