Homeopatia
- Clínica Castelinho II
- 3 de jun. de 2018
- 1 min de leitura
A Homeopatia é a especialidade médica reconhecida pelo conselho federal de medicina desde 1980.

É uma medicina diferente da medicina tradicional mais utilizada atualmente, pois é baseada no princípio da cura pelo semelhante (Similia Simibilus Curentur).Desenvolvida por Samuel Hahnemann no final do século XVIII.
A cura pelo semelhante significa que uma substância capaz de produzir determinada alterações (sintomas) em um indivíduo com boa saúde, tem a propriedade de curar um indivíduo com esses sintomas, quando dada em doses muito pequenas, estimulando assim o organismo a responder contra os sintomas presentes. Lembra muito a ação das vacinas onde parte de um agente nocivo é dado ao organismo com a intenção do mesmo produzir anticorpos para combatê-lo .
Na Homeopatia utilizam-se substâncias do reino vegetal, animal e mineral, não sendo usados produtos "fabricados", sendo preparados em farmácias especializadas com preparo apropriado, daí ser reconhecida como medicina natural.
Não há idade para tratamento homeopático.
A abordagem do paciente é completa, onde todas as queixas do paciente são importantes, assim como seus hábitos e comportamento.
Remédio homeopático tem que ser diluído dinamizado (agitado), sendo assim ervas e chás não são Homeopátia.
Não existem medicamentos homeopáticos únicos para determinada doença, por exemplo, remédio homeopático para hipertensão, enxaqueca, emagrecimento. A medicação homeopática é prescrita para o paciente depois de sua consulta e exame físico, sendo medicação única para aquele paciente com aqueles sintomas específicos e naquele momento de sua vida. Como pacientes são diferentes uns dos outros, a medicação homeopática também será , portanto a medicação que funciona para você com certeza não funcionará para seu irmão, pai , vizinho e etc...
Voltaremos a abordar outros tópicos da Homeopatia em outros artigos
Clínica Castelinho II
Comentários